quinta-feira, 26 de maio de 2011

Implantação Mundial de Energia Eólica cresceu 23.6% em 2010


A capacidade instalada de energia eólica no mundo cresceu 23,6% em 2010, de acordo com dados divulgados pela Associação Mundial de Energia Eólica.
A potência mundial instalada de Energia Eólica atingiu 196,6 mil MW, sendo que 37,6 mil MW foram implantados no ano passado. Juntas, elas podem produzir 430TWh, que equivalem a 2,5% do consumo de electricidade mundial.

Investigador do MIT produz Energia Eléctrica através da Fotossíntese

Com apenas uma garrafa e meia de água, o sistema pode abastecer o sistema eléctrico de uma casa por um dia inteiro.

Um investigador do MIT – Massachusetts Institute of Technology – inventou uma espécie de folha artificial, que consegue simular o que as plantas fazem e produzir energia, neste caso eléctrica, a partir de água e luz do Sol.
Daniel Nocera, investigador da área de química e energia, conseguiu desenvolver um tipo de sistema que o homem procura imitar há muito tempo, a fotossíntese das plantas.
As “folhas artificiais” de Nocera conseguem quebrar as moléculas de água apenas com a energia da luz do Sol, produzindo energia eléctrica.
As “folhas” foram feitas de silício, embebidas numa solução proprietária de cobalto e fosfato e possuem uma eficiência maior do que as células de energia solar actuais.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Às escuras

Apagão mundial em nome do planeta 2011

Um recorde de 134 países em todo o mundo participaram no dia 26 de Março, ás 20h30 (hora local), na iniciativa Hora do Planeta 2011, apagando as luzes de marcos tao icónicos como o Big Ben, em Londres, a Torre CN, em Toronto, ou a Ponte da Baia de Sydney (Austrália). Desde a sua origem, em 2007, que este evento anual tem procurado alertar para o desperdício de eletricidade, apelando a que se desliguem todos os aparelhos elétricos durante uma hora. Este ano, estima-se que tenham participado mais de 1.300 milhões de pessoas, com locais como o Dubai e o Vietname a anunciarem poupanças de energia de 204 mil e 400 mil quilowatts, respectivamente, durante os 60 minutos do evento.